quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Um grande passo para a China


Mantendo os sinais externos de sua evolução econômica e tecnológica, a China lançou às 21h10 locais, da base de Jinquan, na província rural de Gansu, a Shénzhōu 7, que ficará em órbita a 343 quilômetros da superfície da Terra e permitirá que pela primeira vez um chinês faça um "passeio" espacial, se mantendo do lado de fora da espaçonave. A honra caberá ao chinês Zhai Zhigang, 43 anos depois do russo Alexey Leonov. Além dele, a "Nave Divina", seu nome em português, transporta os taikonautas Liu Boming e Jing Haipeng. A palavra taikonauta surgiu de "taikong ren" ou homem espacial.

Foi em 2003 que a China se tornou o terceiro país a enviar homens ao espaço, com a Shenzhou 5, depois de Estados Unidos e Rússia.

Se desta vez eles já estão fazendo a primeira "caminhada" espacial e pela primeira vez estão usando roupas espaciais totalmente "made in China", o que será que farão quando lançarem a Shénzhōu 8? Afinal, oito é o número da sorte deles. Seria o momento ideal para arriscar algo "além da imaginação".

Se não houver nenhum imprevisto na viagem, os taikonautas devem estar de volta à China no dia 28 de setembro, e provavelmente deverão participar dos festejos do dia 1º de outubro, a data nacional da China em um ano em que há muito a ser celebrado por lá, principalmente depois do sucesso internacional obtido com a organização dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, como comenta Morris Jones.

Nenhum comentário: