quinta-feira, 15 de abril de 2010

União Cultural


Meia hora, quarenta minutos suficientes para abrir novos negócios. A Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico abriu espaço hoje para segmentos da indústria leve chinesa conhecerem o mercado brasileiro em São Paulo.

Shandong Shenghai Produtos de Vidro se apresentou como #1 e estava interessada em encontrar consultores e advogados que a representassem, mas tem certamente muito vidro para comercializar.

Fujian Xiangxing Malas e Acessórios Ltda. conheceu uma mega rede varejista que estava interessada em se apresentar. A conversa inicial foi apenas uma apresentação. De agora em diante é que se descobre se há preço, a procedência da produção e detalhes que interessam a parceiros comerciais. Representantes da mega rede sentiam-se seguros devido à apresentação formal feita pelo vice-presidente da Câmara de Comércio de Indústria Leve da China, Wang Zhong Qi, pelo presidente executivo da Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico, Fernando Ou, e pelo Cônsul Geral da China, Sun Rongmao no mesmo dia em que o presidente da China, Hu Jintao, visita Brasília.

Laszlo Ujfalussy tem ascendência húngara, nasceu na Colômbia e vive na China (ou não vive na China, já que é convidado para visitar países, como o Brasil, em missões comerciais). Vestia um agasalho do Palmeiras. Fala inglês. Estava no evento para facilitar a comunicação no teatro da União Cultural Brasil-Estados Unidos, onde a Câmara Brasil-China de Desenvolvimento Econômico organizou o evento.

Com a crise internacional, diminuiu o comércio entre Brasil e China, mas ainda assim, a China se tornou a maior parceira comercial do Brasil.

Um comentário:

Paula Freitas disse...

Oi, Valmir!

Meu nome eh Paula e tb sou brasileira e jornalista!

Estou morando atualmente no UK mas penso muito seriamente em me mudar para a China, talvez Shanghai.

Gostaria de trocar emails com vc, para poder tirar algumas duvidas. seria possivel? O meu email eh paula.refreitas@gmail.com

Um grande abraco e obrigada,

Paula