segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Vamos jogar cùjú?


Se o Brasil é o país do futebol, será que um dia a China voltará a ser o país do cùjú? Em chinês, "cu" - por favor, pronuncia-se [su] - significa chutar e "ju" [tju] bola de couro, e dava nome para o futebol local que, atenção, era jogado há mais de 2.500 anos.

A foto é de uma bola utilizada no esporte, mas não encontrei um texto que dissesse de quanto tempo atrás, mas o esporte foi citado pelo site da Fifa, que reconheceu sua antiguidade.

Segundo o ChinaCulture.Org, o jogo era composto por 12 jogadores de cada lado, sendo seis "goleiros" para guardar os seis gols que tinham de cada lado. Imagina só: 12 gols! Devia sair muito gol durante os jogos, ao menos na Dinastia Han, e era um jogo de elite, assim como no Brasil, quando foi introduzido.

As imagens em pinturas têm muitas mulheres praticando o cùjú, o que talvez explique o fato de a China ter uma das melhores seleções femininas de futebol do mundo enquanto a masculina ainda terá de fazer muito intercâmbio para se tornar verdadeiramente competitiva.
Mas havia mais de um cùjú, o zhu qiu, tinha uma rede e jogadores dos dois lados, como se fosse o futevôlei, e o bai da não tinha gols. Está aí o poder da Fifa, ter definido uma regra e colocado o mundo todo para jogar, incluindo os determinados chineses.

Um comentário:

Anônimo disse...

Parabéns pela qualidade do blog. Muito bom mesmo.