domingo, 27 de janeiro de 2008

O jade e as medalhas de Beijing 2008


Faltavam 500 dias para a Olimpíada da China quando exibiram as medalhas dos Jogos Olímpicos pela primeira vez. Agora, faltam 193 dias e ainda encontro novidades sobre o significado do jade que estava incrustado nas medalhas.

Chamados de "bi" [pronunciá-se 'pi'], discos de jade verde-escuro com um orificio central eram usados em cultos aos céus, enquanto para os cultos voltados para a terra era usado o "cong" [son], "um bloco de quatro faces com uma abertura cilíndrica no sentido do comprimento", segundo o livro "A Cultura Chinesa", editado por Ding Wei.
Enquando os nobres usavam enfeites de jade para demonstrar sua riquezza, os chineses em geral davam jade de presente aos recém-nascidos para evocar proteção e sorte.

No livro conta-se que para Confúcio, "o brilho do jade (usado nos rituais) representa a bondade e a serenidade e sua clareza imaculada, elegância e refinamento". Dessa forma, com o passar do tempo, o confucionismo se estabeleceu, e os objetos rituais de jade passaram a simbolizar o caráter superior e a perfeição moral.

Nenhum comentário: