quinta-feira, 10 de julho de 2008

China pós Olimpíada


Por ser fundamental pensar à frente dos concorrentes para conseguir resultados mais satisfatórios, a menos de um mês dos Jogos Olímpicos de Pequim, a partir de 8 de agosto, há os que já estão olhando no calendário para outubro, quando começa a "Chinese Export Commodities Fair", do dia 15 até 6 de novembro. A Feira de Cantão é a maior feira de exportação da China e nas últimas edições também esteve aberta às negociações para importação de produtos, uma oportunidade para o comércio bilateral.

O momento é favorável. O G1 publica que "o Brasil quer fazer da China seu maior parceiro comercial", segundo informação da agência chinesa de notícias, a Xinhua, citando o secretário de comércio internacional do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Welber Barral. A matéria lembra que "o volume de comércio bilateral saltou em dez vezes entre 2000 e 2006, principalmente nas áreas de produção agrícola e matérias-primas" e divulgou que o vice-ministro de Comércio da China, Ma Xiuhong, acredita haver "muito potencial para os dois lados impulsionarem o comércio, particularmente nos setores de ciência, tecnologia, agricultura e recursos naturais".

Outro dia fiz um levantamento no site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio para uma matéria e descobri que de 2003 a 2007 aumentou de 1.635 para 2.160 o número de empresas brasileiras que exportam para a China, um crescimento de cerca de 32%. No mesmo site descobri que o número de empresas que importam da China subiu de 4.737 em 2003 para 12.325 em 2007. Ou seja, houve um acréscimo de cerca de 160% no total de empresas que trazem produtos da China no mesmo período, mesmo com muitas sendo filiais de uma mesma empresa.

Segundo matéria de Sonia Martello, de Guangzhou (Cantão), para a revista Comércio & Serviços número 3, são 14 mil expositores de 17 setores da economia na Feira de Cantão, visitada por "220 mil empreendedores de 210 países" na última edição, encerrada em 30 de abril, na qual teriam sido movimentados US$ 80 bilhões em negócios. Desses, 1,6 mil eram Bā xī rén [pa xi gen] ou brasileiros, que fica mais fácil de entender. A área de exposição tem quatro vezes o tamanho do Parque de Exposiões do Anhembi.

São números que seduzem tanto quanto o canto da sereia, mas é necessário ter conhecimento profundo da realidade da cultura de negociação local para fazer bons negócios. O ideal é ir várias vezes para assimiliar as peculiaridades e conhecer os fornecedores. Preços muito baixos estão ligados a mercadorias com qualidade compatível; apesar de vendedores se expressarem muito bem em inglês, serão os chefes deles que decidirão as condições da negociação e os prazos e eles só falam chinês. É fundamental ter um intérprete. A conversa pode ser longa, pois o chinês gosta de saber com quem negocia.

A revista tem uma dica para quando você estiver com um chinês: de forma alguma deixe à mostra a sola dos sapatos - nem mesmo ao cruzar as pernas. Trata-se de um grande desrespeito. Ao negociar, pense nos hábitos cotidianos dos chineses.

A Chinatur, que replica o conteúdo deste blog em sua página na internet, disponibiliza pacotes de viagem para a Feira de Cantão com saída prevista para o dia 11 de outubro a preços a partir de 3.490 dólares (turismo do dia) mais taxas, com opção de acrescentar três noites em Pequim. Maiores informações podem ser obtidas pelo telefone 11.3112.0022.

Um comentário:

Anônimo disse...

Halo, eu sou Helena Julio, do Equador, quero falar bem sobre o Serviço de Financiamento Le_Meridian sobre este tópico. tentei tudo o que pude para obter um empréstimo dos meus bancos aqui no Equador, mas todos me recusaram porque meu crédito era baixo, mas com a graça de Deus eu vim a conhecer o Le_Meridian, então decidi tentar solicitar o empréstimo. com a vontade de Deus, eles me concedem um empréstimo de 500,000.00 USD o pedido de empréstimo que meus bancos aqui no Equador me recusaram, foi realmente incrível fazer negócios com eles e meus negócios estão indo bem agora. Aqui está o Le_Meridian Funding Investment Email / WhatsApp Contact, se você desejar aplicar um empréstimo a eles.E-mail: lfdsloans@lemeridianfds.com / lfdsloans@outlook.comWhatsApp Contact: + 1-989-394-3740.