quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Sônia Bridi dá dicas para quem vai à China


Na última edição da "Revista O Globo", a correspondente da Globo em Paris - e que já viveu em Pequim -, Sônia Bridi, escreveu uma coluna interessante com dicas para quem vai para a China. Segunda ela, uma boa forma de conhecer o país é levar consigo a curiosidade, mas deixar no Brasil o preconceito, pois garante não ser possível generalizar ou resumir a China, um continente por si só, com oito vezes a população do Brasil em seu território.

Fez questão de lembrar que há problemas sérios por lá, como há também no Brasil, além de outros que não são vistos por aqui. E acrescentou um "mas", pois com os problemas existentes, conseguiram implantar um planejamento, um projeto de país que retirou 800 milhões de chineses da miséria em 25 anos, além de colocar 400 milhões na classe média, praticamente o dobro da população brasileira.

Chamou atenção para a infra-estrutura moderna e bem construída de lá. E argumentou que se for tirado o mérito da China por buscar seu desenvolvimento no que ela classificou como "a maior história de ascensão social já vista pela Humanidade" estaremos - ela se expressou dessa forma - desperdiçando uma oportunidade de aprender a encontrar um caminho de saída da miséria.

Assim como fez no Programa do Jô, ela lembrou sim das escarradas e cuspidas que realmente enojam os ocidentais. Cita haver explicação na tradicional medicina chinesa para isso, mas lembrou também que atualmente essas cuspidas não são feitas no chão de terra batido de outrora, que a tudo absorvia. Atualmente, Pequim é bem pavimentada e arborizada, com equipamentos para exercícios físicos disponibilizados pela prefeitura para promover a saúde e bancos para os moradores se sentarem. E talvez observarem as diferenças culturais.

Ela propôs que ao invés de se preocupar com o que muitos comem de exótico, o visitante dê atenção à diversidade de pratos disponíveis e à quantidade de ingredientes utilizados.

Mas uma dica parece ser fundamental: se você quiser beber Coca-Cola, deve saber que eles nunca servem nada gelado e, por isso, seu vocabulario em Pequim tem de contar com [pīn kuèrrr], com uma pronúncia que lembra o sotaque do interior de São Paulo e corresponde ao que chamamos de gelo.

Beber água quente em um dia de calor? Ela aconselha sentir se o dia não está muito seco? Eles bebem na temperatura que permite ao corpo se a hidratar mais rapidamente. Em outra dica, sugere saborear chás de crisântemo ou jasmim ou verde com o almoço. Para quem prefere uma cerveja, é difícil aceitar que isso pode ser mesmo bom. Ela garante ser saudável e delicioso.

Em sua opinião, a atual geração de chineses se sacrifica para que a próxima viva melhor e compara a pais que se esforçam pelo bem do filho. Ela lembra que há 2.000 anos os chineses fazem concursos públicos para escolherem as autoridades do país.

Sônia Bridi publicou recentemente um livro, que ainda não li, chamado "Laowai - Histórias de uma repórter brasileira na China". Deve haver muitos pontos de vista interessantes para quem tem interesse em conhecer melhor a China. O texto na Revista O Globo é muito significativo.

Nenhum comentário: