sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Abertura olímpica para o mundo




A China conseguiu. "A China buscava o respeito e a admiração do mundo. Em quatro horas, a China conseguiu", disse a correspondente da Globo em Paris, Sônia Bridi, que viveu em Pequim e confessou ter chorado no momento em que a pira olímpica foi acesa, hoje, abrindo os Jogos Olímpicos de Beijing-2008.

Uma apresentação imponente, impressionante de bela, sincronizada e contagiante. Com 2008 fous - um antiqüissimo instrumento chinês de percussão. Fiquei na dúvida se as luzes acendiam (foto) quando os músicos tocavam ou se eles batiam no momento em que a lâmpada acendia. Isso porque o resultado da contagem regressiva para uma viagem ao passado de glórias da China foi divina de tão precisa. Para mim, esse foi o ponto alto da festa entre as apresentações.

Mas a sincronia de todos os elementos, não apenas com os fous, mas durante toda a festa, foi encantadora. É verdade, desde Barcelona-1992, quando a cerimônia de abertura passou a acontecer à noite, as festas são deslumbrantes, como lembrou o jornalista André Fontenelle em seu blog Jin Pai em Época. Mas como é bom que sejam sempre lindas assim! É revigorante para os povos, como foi motivo de orgulho para o brasileiro a do Pan do Rio-2007.

A pintura realizada durante a cerimônia, por mãos de crianças e artistas e pelos pés dos atletas que desfilaram sobre ela ficará para a história, e não tem valor. Como não tem valor uma medalha olímpica de ouro e nem mesmo as de prata e bronze.

Ao organizar a entrada das delegações no Estádio Olímpico pela ordem da escrita chinesa, não só o país demonstrou estar disposto a escrever a história de sua forma tradicional, com o número de traços de um ideograma definindo sua posição em relação aos demais, como ainda criou a oportunidade de receber em seu Ninho do Pássaro as superpotências antagônicas EUA e Rússia lado a lado, separadas apenas pela delegação da Síria.

Muito significativo adversários tão ferrenhos da Guerra Fria se postarem lado a lado na China, cada um com seus interesses próprios e seu modo de conquistá-los. Principalmente porque a China aderiu aos Jogos Olímpicos depois que os EUA boicotaram os Jogos Olímpicos de Moscou-1980, se destacando do bloco comunista soviético quando este optou pela reciprocidade e boicotou Los Angeles-1984, a primeira Olimpíada da China. Para mim, o ponto alto da festa entre todas as expressões políticas que cercam os Jogos.

A festa de hoje em Pequim acontece sobre o slogan "One World One Dream" ou "Um Mundo Um Sonho". A superpotências estão juntas escrevendo o futuro da humanidade também nesta e nas futuras Olimpíadas, assim como em seus intervalos. Um mundo multipolar é o que desejam os chineses.

Sônia Bridi lembrou ser muito significativo quando em um país em que os valores coletivos são tão marcantes, um indivíduo se destaca, como no momento em que o ginasta Li Ning acendeu a pira olímpica "voando". Acrescento ser mais significativo ainda por quantas mãos passou a chama olímpica até que Li Ning a recebesse para, por outras mãos, ser içado até o imenso pavio. É quase uma proposição: trouxemos o fogo até aqui, o que vamos fazer com ele?

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Valmir
Gostei muito da sua visão e emoção...já está no nosso site ...
Há divergências, insatisfações, criticas...mas o que sobra é fato feito...se pensar pelo lado da organização chinesa, eles estão preparando lado politico, segurança , clima, tudo ..nestes últimos 10 anos...e jaá imaginou ir pro fundo do poço no dia da abertura? o pessoal deve estar muito aliviado pela missão cumprida...tudo atrás dos bastidores... isso valeu...
O que vimos e sentimos é muito pouco de tudo que estava atrás ...imagine se uma das estações de fogos fosse sabotado e tornasse uma arma de algum manifestante? de algum louco?... e pra isto não acontecer, qual foi o apoio logistico da segurança???
Acho que um dia , alguem vai escrever todo este suor, trabalho e cuidado , um por um, num check list infindável que tiveram que ser visto a cada hora...há dez anos...
abraços... SOKAN

Valmir Storti disse...

Xiè xie lāo shī Sokan. Yǐ hŏu nǐ gao su wŏ.