terça-feira, 16 de setembro de 2008

O mundo olha para a China


Provavelmente nem mesmo nos instantes que antecederam a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos Beijing 2008 olhos tão atentos estiveram voltados para a China como nesta semana. Com o degelo de glaciais eternos da economia mundial causando verdadeiros tsunamis de descrédito no mundo economicamente superdesenvolvido, o desempenho da bolsa chinesa depois do feriado será a grande atração da semana.

O Globo de sábado deu fortes indícios do por que disso tudo. Segundo matéria de Gilberto Scofield Jr., o China International Capital Corp. informou que o banco central de lá, o Banco Popular da China, tem US$ 447,5 BIlhões em títulos de Fannie Mae e Freddie Mac. As reservas em moeda estrangeira do país são de US$ 1,8 trilhão atualmente.

Segundo a matéria, o economista-chefe do China International Capital Corp. disse ao jornal estatal chinês China Daily que "a crise fez o governo chinês perceber que foi uma má idéia colocar todos os seus ovos na mesma cesta".

Mas o mais significativo vinha em seguida. Fontes anônimas do governo chinês de Pequim dizem que o banco chinês deverá iniciar um lento processo de "desdolarização" de parte de suas reservas. Somam 60% os ativos em dólar na China.

Hong Kong abriu em queda de 5,91%. Dizem que como o governo é comunista, é a única bolsa de valores do mundo onde quando há ganhos fecha em vermelho, cor da bandeira do país. Depois das Olimpíadas e das Paraolimpíadas, os gigantes se preparam para organizar agora suas Paraeconomias particulares.

Nenhum comentário: