quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Chineses estão satisfeitos com China

Quem trabalha para alcançar a China e o mercado chinês tem de saber que apesar das críticas que o país recebe mundo a fora por seu sistema de governo, o povo local foi apontado por uma pesquisa como o mais satisfeito "com os rumos do próprio país" . Os dados foram levantados pelo "Pew Research Center for the People & the Press" com a "2008 Attitudes Survey", realizada em 24 países, segundo artigo do editor-chefe da edição internacional da revista Newsweek, Fareed Zakaria, publicado pela revista Época.

Segundo o texto, foram ouvidos pessoalmente 3.212 chineses de 16 dialetos diferentes. Ele mesmo ressalta que indicadores apontam que a opinião é sincera, já que poderiam se sentir intimidados a criticar o governo central. Dos entrevistados, 86% estão satisfeitos com os rumos do país. A lista de satisfação trás na segunda colocação os australianos (61%), seguidos dos russos (54%) e espanhóis (50%). Os brasileiros estão na 12a colocação (31%) atrás da Tanzânia e à frente da Grã-Bretanha.

Os chineses também são os mais satisfeitos com a economia do país com índice de 82%, seguidos de australianos (69%), indianos (62%) e alemães (53%). Os brasileiros aparecem na nona colocação (41%) atrás do Egito e à frente da Nigéria.

Trata-se de uma informação importante. Principalmente para servir de norte para quem quer entender aquele país. As maiores críticas dos entrevistados, segundo Zakaria, se voltaram para "corrupção, degradação ambiental e inflação".

Na página do instituto na internet descobre-se que "mais de oito em cada dez chineses estão satisfeitos com o rumo do país", um crescimento significativo em relação ao ano de 2002, quando a marca era inferior a "cinco em dez". Em números, passou de 48% de satisfeitos em 2002 para 86% agora.

Em relação à própria vida, no entanto, é diferente. Com a vida familiar, 14% são muito satisfeitos, e 67% são satisfeitos. A soma de 81% dos entrevistado coloca os chineses em 29º lugar entre 47 países pesquisados no ano passado. Entre os que estão empregados, 4% são muito satisfeito com o trabalho e 60% se dizem satisfeitos. O índice de 64% coloca os chineses em 34º lugar entre 47 países.

Neste ano foram ouvidas 24.717 pessoas em 24 países, em 2007, 45.239 em 46 países mais territórios palestinos. O relatório completo sobre os chineses pode ser lido em inglês aqui.

A informação que poderá surpreender muita gente é que 76% dos chineses aprovam a "política do filho único", em que cada casal só pode ter um filho. A desaprovação é de 21% e os demais não opinaram. Mais surpreendente é que a variação na opinião é relativamente pequena nos quatro grupos de faixa etária. Entre quem tem 18 e 29 anos (e hipoteticamente em fase mais "fértil" da vida) a aprovação é de 77%; de 30 a 39, 72%; de 40 a 49, 79%; e com mais de 50, 75%.

O dado mais significativo aparece no meio rural, onde 28% desaprovam a política do filho único e pode-se suspeitar se tratar de conseqüência da maior necessidades de mais braços para o trabalho. Na cidade, 13% desaprovam. A pergunta era simples: "você aprova ou desaprova a política do filho único?".

Mudando de assunto, eles estão se achando: 77% acreditam que os demais países do mundo gostam da China e 10% acreditam que não gostam. A pergunta era "como você acha que as pessoas dos demais países do mundo se sentem em relação à China? Comumente gostam ou não gostam da China?"

A auto-estima chinesa também colocou as manguinhas de fora quando o assunto foi Olimpíada. Mesmo antes dos Jogos, 96% dos chineses acreditavam que os Jogos Olímpicos seriam um sucesso; 93% que ajudariam a imagem da China; 79% disseram que seria importante para eles "pessoalmente". Eles tinham razão.

Mas 75% deles acreditavam que a China ganharia mais medalhas. Como não estava especificado que eram de ouro, erraram. Os Estados Unidos ganharam mais. Mas por essa lógica americana, o Brasil foi o melhor país no torneio masculino de vôlei de praia, pois brasileiros conquistaram a prata e o bronze. Os americanos ganharam "apenas" o ouro.

Nenhum comentário: