segunda-feira, 17 de setembro de 2007

Para trabalhar a memória



Para compensar os dias que passei sem atualizar o blog, uma dica sobre mandarim.

Em minha passagem pelo Rio de Janeiro na semana passada para acompanhar o Campeonato Mundial de Judô, aproveitei para visitar a Bienal do Livro, que neste ano acontece até o dia 23 de setembro, no Riocentro, que fica ao lado da Arena Olímpica de Jacarepaguá, onde aconteceu o Mundial.

Encontrei algo muito interessante para quem estuda mandarim ou chinês, como queiram.

É o "Flash Cards for Elementary Chinese", fichas em papel com duas faces: de um lado, um ideograma, no verso, sua pronúncia, significado (em inglês) e aplicação em alguns exemplos.

Acompanha um porta ficha de plástico para duas fichas, porque, segundo o vendedor, se você estudar mais de dois ideogramas por dia, não aprende nenhum.

Levando isso em consideração, deixa ver aqui... Em um ano e onze meses você terá dominado os "1 375 Basic Chinese Characters" que vêm no estojo. Ou seja, para dominar o básico da língua chinesa, é preciso dominar pelo menos 1 375 ideogramas.

Se vale como consolo, há quem garanta que dominando 750 já dá para se virar bem. Só é preciso descobrir quais 750 estudar. E, olha, dois anos passam muito mais rápido do que parece... O que não faltam é momentos em que não fazemos nada e podemos dar uma olhadinha. Enquanto estamos no computador, por exemplo. Enquanto página não carrega, dá uma olhada. Depois eu conto se está funcionando.

Na ficha já vem indicado a forma correta de se escrever cada um deles, porque cada traço tem de ser feito da forma correta e todos eles devem ser escritos na seqüência correta. Primeiro o primeiro traço, depois o segundo, depois o terceiro... na ordem correta.

Acredite: é muito mais simples do que possa parecer, mas exige empenho e disciplina absolutos.

Encontrei na Livraria Chinesa. Quem não puder ir ao Rio pode ir à Av. da Liberdade, 622 (tel. 3207.4319) ou à Rua 25 de Março, 1228 (tel. 3315.0047).

Mas vale a pena ir à Bienal. Tem muita obra bacana por lá e dá para conseguir pelo menos 10% de desconto. E ir ao Rio é sempre muito bom.

Nenhum comentário: