quarta-feira, 12 de março de 2008

A cidade do gelo


Com um limão, nós fazemos uma limonada ou uma caipirinha, dependendo do tipo de sede. Já a cultura chinesa em Harbin [pronuncia-se Rā ěr pīm] é com uma barra de gelo fazer qualquer coisa, até mesmo uma nova cidade, como a desta foto, construída a partir de várias barras de gelo.

Localizada no nordeste da China, na região da Manchúria, próxima à Sibéria, na Rússia, Harbin é a capital da Província de Heilongjiang [Rēi lóm diēm]. O frio extremo do inverno, com temperaturas que chegam a 40º C abaixo de zero, permite que seja realizado ali, a partir de 5 de janeiro, o Festival Internacional de Gelo e Neve, que oficialmente se repete desde 1985, apesar de ter começado bem antes disso. Mais precisamente em 1963. Vale a pena visitar o link aí do lado, pois disponibiliza várias fotos, inclusive dos anos de 2003, 2005 e 2007. Parece que quem vai para lá quer voltar sempre... A abertura acontece no início de janeiro, mas enquanto houver frio intenso, há o que ver por lá.


As obras em neve ficam em espaço separado, mas todas são expostas a céu aberto, ficando ainda mais bonita à noite, devido à iluminação.


Apesar da beleza do festival, 2005 não foi um bom ano para a região, que teve o rio Songhua contaminado em novembro daquele ano por cerca de 100 toneladas de benzeno e nitrobenzeno após a explosão de uma indústria química. O problema ambiental comprometeu a imagem da cidade, tida como uma das dez maiores cidades da China e onde é possível provar pratos típicos da região, muito influenciada pela proximidade com a Rússia.

Nenhum comentário: