segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Four letters word


Em inglês, "four letters word" é um termo usado para definir os palavrões, aquelas palavras absolutamente naturais no linguajar de todo mundo em momentos muito específicos, mas que por serem impublicáveis, são substituídas por asteríscos, como em "f***" ou "s***".

Há uma música do "Cake" que diz "vindo de você, amigo é uma palavra de quatro letras", brincando com a questão.

Já em chinês, uma expressão com quatro ideogramas não tem nada a ver com palavrões. São os chéng yŭ, provérbios chineses, que comumente são expressos em quatro ideogramas, mas podem também aparecer com três a oito ou em pares de frases com quatro a sete ideogramas. Mas, tradicionalmente, é expresso mesmo em quatro palavras, que pronunciadas resumem bem uma situação e demonstram muita habilidade no uso da língua.

Imagine você comentando com um chinês um fato importante e quando você termina de falar, ele responde, em português, apenas "aqui se faz, aqui se paga". Se usasse corretamente, insinuaria sua opinião a respeito do assunto e ao mesmo tempo demonstraria conhecimento do idioma.

É mais ou menos assim que pode ser usado o chéng yŭ. A diferença é que muitas vezes são baseados em um fato histórico, diferentemente da língua portuguesa, onde passa a valer a parábola que transmite um conhecimento empírico como em "de grão em grão a galinha enche o papo.

No http://www.chinesecharacters123.com/ há exemplos sobre como funcionam. "破釜沉舟" significaria, segundo o site, algo como "destrua as panelas e afunde os botes", uma referência a uma batalha vencida por um general graças à ordem de "eliminar a tentação de desistir e voltar atrás" ao destruir o que possibilitaria isso.

A wikipedia tem exemplos melhores em http://en.wikipedia.org/wiki/Four-character_idiom.

一日千秋 (yí rì qiān qiū) significaria "um dia, milhares de outonos" e seria usado para se referir a mudanças rápidas, como se acontecesse muita coisa em um único dia, mas 一日千里 (yí rì qiān lĭ) significaria "um dia, milhares de milhas" para se referir a progressos muito rápidos em uma questão.

Não é simples de explicar, mas vale a pena dominar o assunto.