quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Metrô maior e mais barato


Os Jogos Olímpicos levam benefícios reais para a cidade que os organiza, diferentemente dos Jogos Pan Americanos. No próximo domingo será inaugurada a linha 5 do metrô de Pequim; em 2008, mais três. A rede passará de 114 quilômetros para 200 quilômetros.

A China vai fazer o possível para passar a melhor imagem que puder aos ocidentais que a visitarem no ano que vem. Ou pelo menos para mostrar coisas boas para equilibrar os imensos problemas com que lida.

Para reduzir a poluição, já testou um rodízio em que durante uma semana, em um dia só circulam carros com placas pares e no outro, só com ímpares, que deverá entrar em vigor também durante a Olimpíada.

No mês passado, patrocinou uma semana para que os chineses priorizassem o uso de transportes coletivos em 108 cidades, entre elas as que receberão competições dos Jogos Olímpicos, e a partir de domingo, reduzirá de 3 yuans para 2 yuans (cerca de 50 centavos de real) o preço do bilhete do metrô. Quer assim tirar carros das ruas para melhorar a qualidade do ar.

Quando apresentou sua candidatura à Olimpíada, Pequim garantiu que teria ar tão puro quanto o de Paris. Se conseguir isso nos 11 meses que restam até os Jogos, será um fenômeno mais impressionante do que seu crescimento econômico.

Nenhum comentário: