terça-feira, 2 de outubro de 2007

O leão que não gostava de bajulação


Em seu trono, o Rei Leão estava ficando cansado da bajulação de seus súditos. "Que horror! Todos os dias eles me enchem de elogios. Meus ouvidos já estão ficando cansados. Como são tolos por imaginar que eu, um rei, tenho apreço por aduladores!"

Abanando a cauda, um cão tentou se aproximar do trono e foi logo tecendo seus elogios ao Rei. "Poderoso Rei, sem Vossa Majestade nós não teríamos paz. Todas as feras são leais a ti. Por Vossa Alteza nós sacrificaríamos nossas vidas."

"Saia daqui!", rugiu o Leão dando um salto na direção do cão. "Não me bajule nunca mais! Eu detesto aduladores!"

O cão se foi, literalmente com o rabo entre as pernas.

Uma raposa doce acompanhou tudo mantendo certa distância. Aparentava ser decente e ter boa educação. Nem arrogante nem humilde, se curvou frente ao Rei Leão, olhou de esgueio para o cão e disse calmamente:

"Rei Leão, mas por que tamanha fúria? Espera sabedoria de uma criatura tediosa como um cão? Certamente não há ninguém tão estúpido! Ele certamente não faz a menor idéia de que você é a pessoa mais modesta neste mundo! Bem, isso não chega a ser uma surpresa, já que muito poucos neste mundo dispensam elogios. Eu juro que nunca conheci ninguém como você, tão sábio e tão honesto!"

"Isso lá é verdade", disse o Rei Leão, satisfeito. "Venha, deixe-me recompensá-la com uma grande ave."

A imagem é "Folktales of Guizhou Ethnic Minorities", do chinês Liu Yong, e está no site "http://www.accu.or.jp/noma/english/works/78-98/pages/007.html"

Nenhum comentário: