segunda-feira, 8 de outubro de 2007
As medalhas de Beijing 2008
Supõe-se que nos Jogos Olímpicos apenas os melhores do mundo têm espaço, mas não é bem assim e a maior prova disso é Eric Moussambani, de Guiné Equatorial, que participou a convite das eliminatórias dos 100 metros nado livre da Olimpíada de Sydney-2000 mesmo mal sabendo nadar. Seu tempo foi mais do que o dobro dos demais concorrentes.
Seu esforço para terminar a prova causou comoção e deixou as Olimpíadas muito mais humanas, assim como a participação de atletas menos competitivos que participam dos Jogos Pan-Americanos, mas são os maiores atletas do mundo que atraem todas as atenções e eles vão para lá em busca de nada mais que uma medalha olímpica, a glória máxima do esporte.
Em Beijing 2008, o objeto de desejo dos melhores atletas do mundo terá 7 centímetos de diâmetro e 6 milímetros de espessura. Para deixar sua marca histórica, os chineses vão incrustar jade no verso das medalhas, sua pedra nobre. Segundo o site oficial, a medalha de ouro com jade "simboliza nobreza e virtude e sintetiza os tradicionais valores chineses de ética e honra". Dessa forma, simbolicamente, os chineses unem ao símbolo da influência grega na cultura ocidental seus próprios valores orientais de nobreza.
Na frente serão mantidas as imagens da deusa grega da vitória Nike e do Estádio Panathinaikos, onde foram realizados os primeiros Jogos Olímpicos modernos, em Atenas-1896.
A partir de Amsterdam-1928, a face frontal da medalha passou a ter a deusa sentada e segurando milho em uma mão e uma coroa na outra, mas a partir de Atenas-2004, a deusa passou a voar sobre o estádio.
No site da organização dos Jogos de Beijing, mais precisamente no http://en.beijing2008.cn/55/69/olympicmedal.shtml, é possível fazer um maravilhoso passeio pela história olímpica, conhecendo cada uma das medalhas distribuídas nos Jogos Olímpicos desde 1896.
Clicando nas imagens estão à disposição as duas faces das medalhas, mostrando os valores que cada país agregou ao maior símbolo esportivo da hístória da humanidade neste planeta. Ao lado está a oferecida em Atenas-1896.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
oi valmir !
agora sim !
Longa Vida ao Primavera !
bjs,
guta
Postar um comentário